Como caminhar por difíceis caminhos, as vezes escuros, as vezes íngremes, as vezes isolados? O mundo dividido em duas direções, como se fosse uma linha única, esquecidos que estamos de que o espaço é multidimensional e são muitas as direções possíveis. Talvez a primeira atitude seja parar, respirar fundo e olhar em todas as direções com olhos atentos. Descansar dessa realidade confusa, que nos empurra em direções opostas, é condição para escolhermos caminhos mais claros e mais empáticos. Não podemos abraçar? Não, mas ainda podemos falar. Reunir a família pode? Na maioria dos casos não pode, mas pode lembrar de ligar, mandar mensagem, deixar claro que "EU ESTOU CONTIGO, TE QUERO BEM, VAMOS RESISTIR JUNTOS. Não pode aglomerar? Também não, mas pode estar junto usando as devidas precauções. Não temos governos competentes? Lamentavelmente não, mas temos livre arbítrio para buscar o que precisamos, para exercitar a empatia que nos torna mais humanos, mais solidários e, com certeza, menos tristes. Escolher caminhos não é uma determinação irrevogável. Que seria de nós se não pudéssemos errar e acertar muitas vezes mas, uma vez escolhida a direção a seguir, que caminhemos focados no humano, no que nos faz minimamente seguros, no que nos forças para não perdermos a esperança de dias melhores.
Meu jeito de parar tudo é criar artes, seja desenhando, criando formas, escrevendo poesias, registrando meu mundo em fotos, ensinando artes e, com um especial carinho, fazendo arte com reciclagem de materiais.
Por muitos meses senti a pressão do medo, a proximidade da morte, a necessidade de evitar contatos pessoais. Como faz falta estar com família e amigos. O medo é um gigante que destrói os melhores sentimentos e quase sempre tem origem no imaginário. Por tudo isto, parei de reclamar da internet, em vez disso, olhei na direção do que existe de positivo nas tecnologias da comunicação. Não só olhar mas também fazer uso dessas tecnologias da forma ao meu alcance. Manter um blog é um bom caminho que, apesar das minhas dificuldades, oferece opções para troca de ideias, sentimentos e informações relevantes. Obrigada a todos que me acompanham nessa jornada. Fiquem bem! Juntos sairemos desse período difícil.
Comentários