2016 chegando ao final. Um ano difícil com fatos muito graves para o povo brasileiro e com algumas passagens da vida exigindo energia para superar. Apesar disso, a vida segue em frente e é preciso trabalhar, e quando a gente ama o que faz, trabalhar é sempre uma fonte de inspiração e alegrias. Não foi diferente neste ano e os resultados orgulharam alunas e professora. Reunimos alunas, familiares e amigos para um happy hour cheio de carinho, um momento especial, um alívio das tensões gerais. É com muita gratidão que mostro algumas obras realizadas durante este ano.
 |
Colagem de F. B., com associação de figuras geométricas e elementos texteis. O desafio de associar esteticamente, elementos aparentemente desconectados, constitui-se num exercício que vai além da observação e da ordenação. É parte fundamental no desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações entre fatores que compõem o mundo em torno de nós. |
 |
Mosaico de papel de F. B. Este tipo de colagem é um exercício precioso no desenvolvimento da percepção de cores e tonalidades. Confeccionado com recortes rasgados de revistas, envolve diversos atos perceptivos e criativos.
|
 |
A mais jovem das minhas alunas, L. F., 15 anos, captando de forma criativa a linguagem que integra imagem e texto de forma livre. |
 |
Uso criativo e habilidoso das canetas hidrocor, um produto da industria moderna com caminho aberto para novas explorações estéticas. |
 |
Lápis de cor - L. F.
No Artificis a arte acolhe a criatividade de pessoas especiais, abrindo caminho para melhorar a percepção de formas, cores e uso dos mais diversos materiais. É uma atividade extremamente gratificante que parte do princípio que todos somos capazes de criar, cada qual com sua percepção do mundo e suas habilidades específicas. A liberdade alia-se à disciplina de forma integradora e os resultados quase sempre surpreendem.
Interpretando a paisagem inspirada em Van Gogh e criando com carimbos, M. S. registra sua mente colorida e alegre.
A colagem é a linguagem favorita de J.B. Paciência e concentração trazem resultados surpreendentes. Abaixo, algumas de suas obras.
Colagem com proposta livre
Acima, releitura de Miró e à esquerda, colagem com tema paisagem.
O livro de artista é uma das proposta mais estimulantes do Ateliê. Através de suas amplas possibilidades, as alunas podem utilizar conhecimentos de desenho, colagem, composição e uso de texto, com resultados expressivos excelentes.
Num formato de livro com bolsos, as personagens criadas por F.B. movimentam-se pelas páginas ao prazer do leitor.
|

L.F., mais uma vez, revelando o universo da adolescência em livro pleno de cores, formas e mensagens. O domínio da linguagem "livro" revela-se em cada detalhe cuidadosamente desenvolvido.
Este é um relato reduzido de um ano de trabalho, ensinando, aprendendo, vivendo cada minuto com envolvimento e carinho. Minhas alunas são mais do que alunas, são minhas amigas e meu orgulho. Aprendo com cada uma delas tanto quanto cada uma aprende comigo. É um trabalho que faço com imenso prazer. Logo, em nova postagem, contarei um pouco mais do que fazemos no Artificis.
Comentários