Pular para o conteúdo principal

Final de ano

2016 chegando ao final. Um ano difícil com fatos muito graves para o povo brasileiro e com algumas passagens da vida exigindo energia para superar. Apesar disso, a vida segue em frente e é preciso trabalhar, e quando a gente ama o que faz, trabalhar é sempre uma fonte de inspiração e alegrias. Não foi diferente neste ano e os resultados orgulharam alunas e professora. Reunimos alunas, familiares e amigos para um happy hour cheio de carinho, um momento especial, um alívio das tensões gerais. É com muita gratidão que mostro algumas obras realizadas durante este ano.

Colagem de F. B., com associação de figuras geométricas e elementos texteis. O desafio de associar esteticamente, elementos aparentemente desconectados, constitui-se num exercício que vai além da observação e da ordenação. É parte fundamental no desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações entre fatores que compõem o mundo em torno de nós.

Mosaico de papel de F. B. Este tipo de colagem é um exercício precioso no desenvolvimento da percepção de cores e tonalidades. Confeccionado com recortes rasgados de revistas, envolve diversos atos perceptivos e criativos.

A mais jovem das minhas alunas, L. F., 15 anos, captando de forma criativa a linguagem que integra imagem e texto de forma livre.

Uso criativo e habilidoso das canetas hidrocor, um produto da industria moderna com caminho aberto para novas explorações estéticas.

Lápis de cor - L. F.


No Artificis a arte acolhe a criatividade de pessoas especiais, abrindo caminho para melhorar a percepção de formas, cores e uso dos mais diversos materiais. É uma atividade extremamente gratificante que parte do princípio que todos somos capazes de criar, cada qual com sua percepção do mundo e suas habilidades específicas. A liberdade alia-se à disciplina de forma integradora e os resultados quase sempre surpreendem.





Interpretando a paisagem inspirada em Van Gogh e criando com carimbos, M. S. registra sua mente colorida e alegre. 












A colagem é a linguagem favorita de J.B. Paciência e concentração trazem resultados surpreendentes. Abaixo, algumas de suas obras.

Colagem com proposta livre




























Acima, releitura de Miró e à esquerda, colagem com tema paisagem.



















O livro de artista é uma das proposta mais estimulantes do Ateliê. Através de suas amplas possibilidades, as alunas podem utilizar conhecimentos de desenho, colagem, composição e uso de texto, com resultados expressivos excelentes.



Num formato de livro com bolsos, as personagens criadas por F.B. movimentam-se pelas páginas ao prazer do leitor. 


















L.F., mais uma vez, revelando o universo da adolescência em livro pleno de cores, formas e mensagens. O domínio da linguagem "livro" revela-se em cada detalhe cuidadosamente desenvolvido.












Este é um relato reduzido de um ano de trabalho, ensinando, aprendendo, vivendo cada minuto com envolvimento e carinho. Minhas alunas são mais do que alunas, são minhas amigas e meu orgulho. Aprendo com cada uma delas tanto quanto cada uma aprende comigo. É um trabalho que faço com imenso prazer. Logo, em nova postagem, contarei um pouco mais do que fazemos no Artificis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICINA DE CRIATIVIDADE NO ARTIFICIS 2014 Jane Maria Godoy B. – Educadora, Arteterapeuta, artista plástica, arquiteta e orientadora de artes e criatividade. Ao reiniciarmos as atividades do ano faz-se necessário uma curta explanação do pensamento que embasa nossas propostas. A experiência estética começa nos sentidos e deles depende. Sua continuidade resulta em percepção sensorial aguçada e tem, como principal efeito, aumentar as potencialidades do indivíduo face às possibilidades do que está diante dele. Nesta experiência incluímos reações emocionais, tais como alegria e admiração, e empregamos todos os níveis de consciência para a ação. Desenhar, pintar e construir, são faces de um processo complexo no qual reunimos diversos elementos de nossa experiência para formarmos um novo e significativo todo. No processo de selecionar, interpretar e reformar estes elementos, o indivíduo proporciona mais do que um quadro ou uma escultura - proporciona parte de si mesmo; co...

PRIMEIROS PASSOS 1990

Nosso primeiro trabalho foi um cenário para a Escola de Ballé Maria Cristhina Futuro, em 1990. Éramos quatro para enfrentar o desfio de um cenário para o Palco do Salão de Atos da PUC/RS: Gecilda Steigleder; Jane m> G. Becker; Marly Diniz e Tania Cola. Com inspiração na Floresta Amazônica, foram preenchidos 9mx6m de fundos de palco mais seis coxias com pintura acrílica sobre imagens da floresta. O trabalho durou 3 meses. e o resultado pode ser visto na foto abaixo. Em 1991 retomamos o cenário para a mesma escola de dança, com o tema "Fundo do Mar", no mesmo palco. Foram experiências muito interessantes que mostraram a importância da integração entre diversas artes na montagem de um espetáculo, desde a parte gráfica, passando pela iluminação, figurinos e dança, que é o foco principal. Nosso grupo de artistas dispersou e não repetimos a experiência, mas a apredizagem foi muito significativa.

CALENDÁRIO

Quase terminando mais um ano. 2015 passou voando e carregado de acontecimentos, uns bons outros ruins mas, principalmente, apontando para a necessidade de uma nova etapa na construção de uma sociedade mais justa e mais humana. O Artificis, mais uma vez, prepara mimos para preencher o final de ano com um pouco de carinho e arte. São os CALENDÁRIOS ARTIFICIS, elaborados com cuidado artesanal e com edição limitada. Enquanto trabalhava na confecção de imagens, cortes e montagem desses pequenos livros do tempo, eu pensava sobre o significado desta "marcação" de tempo, artificial e ritmada, que rege nossas vidas e denomina o passar dos dias. O texto a seguir é uma tentativa de resumir informações e juntar num espaço único algumas curiosidades encontradas na internet sobre o termo CALENDÁRIO.  Boa leitura, amigos. Logo após o texto, você vai encontrar fotos e informações sobre os calendários produzidos aqui no Artificis e já à venda. CALENDÁRIO – CONCEITO / CURIOSIDADES  Em q...