Pular para o conteúdo principal

Arteterapia e seus benefícios



Benefícios da arteterapia.
Adaptação de Jane Maria Godoy B. – Arteterapeuta, Pedagoga e Arquiteta

A arteterapia (ou terapia expressiva) faz a ponte entre o consciente e o inconsciente. Pode trazer luz para as áreas da psique que estão bloqueados, inibidas, e presas, assim como focar áreas de preocupação. O caminho principal é o processo artístico, que permite que o cliente descubra uma nova visão e significado que não pode ser conseguida com a terapias tradicionais. Apropriado para todas as idades, pode trazer melhoras do ponto de vista emocional, espiritual, cognitivo, físico e autoestima. Nenhum talento artístico é requerido no processo da arteterapia. Há várias modalidades disponíveis para que o arteterapeuta possa ampliar e aprofundar os processos de redescoberta e releitura da história de cada indivíduo ou grupo, envolvidos no processo.
           Quando se trabalha com meios expressivos beneficia-se o trânsito borbulhante do inconsciente para a superfície, para a consciência. Diversos meios de comunicação como o psicodrama, pintura, dança, escultura são preciosos e eficazes recursos para atrair memórias enterradas, que não podem ser vistas, sentidas, observadas, ou acessadas através de terapia da conversa, já que, em muitos casos o próprio indivíduo não tem como lembrar sem uma ajuda diferenciada. Através de imagens, ações, música, dança ou modelagens, um portal é criado para o inconsciente, permitindo ouvir, assistir e observar o que não pode ser explicado através de palavras.
Outro benefício convidativo da arteterapia é o aumento da profundidade de comunicação entre o arteterapeuta e o cliente, uma vez que o processo implica em maior envolvimento do primeiro que assume o papel de parceiro de caminhada, O processo abre caminho para um novo andar, em que terapeuta e paciente caminham juntos na direção de comportamentos positivos. O processo de criação de uma peça provoca uma atitude autêntica e desperta emoção adicional dentro da experiência do cliente, resultando em um diálogo sobre os sentimentos que surgiram. O resultado também pode resgatar o sentido da vida e gerar material para mais discussão.
Uma vez que o próprio indivíduo é agente da criação, este processo permite-lhe sentir-se no controle de seu processo. Ele pode trazer profundidade e vida aos sentimentos e imagens, focando luz sobre sentimentos ambivalentes, exteriorizando-os e dando-lhes cor e forma. Além disso, um dos benefícios deste procedimento é que o cliente torna-se testemunha e observador de seu próprio processo. Isso é especialmente útil para imagens e memórias dolorosas e difíceis, permitindo que o cliente possa observar as coisas como se estivesse à distância.
Provavelmente, o benefício mais imediato do processo artístico utilizado pela arteterapia é o estímulo à imaginação. Este despertar permite ao cliente experimentar algo novo. É como um "arrá!", uma nova descoberta que pode levar a coisas novas, trazer luz para algo preso, abrir uma nova porta para sentimentos desarticulados, e lançar luz sobre o passado. Ele pode fornecer uma nova linguagem e promover a linguagem existente quando as circunstâncias atuais e as palavras não puderem descrever o processo de desdobramento.
A arteterapia pode incentivar os lugares desconhecidos do consciente dentro de cada cliente dando oportunidade para que o cliente experimente uma forma diferente de saber, reforçada pelas diferentes experiências sensoriais. Cada experiência é reforçada pela seguinte e vai gerar novas experiências, pensamentos, sensações e imagens dificilmente acessíveis à experiência do cliente em uma dimensão normal. Como resultado, uma rica tapeçaria toma forma. A beleza está no processo e não no produto resultante – é a pessoa que está no centro de toda a terapia.


Adaptado de "Os benefícios da terapia artes expressivas" Por Douglas Mitchell, MFTI, Terapia artes expressivas, Colaborador Especialista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICINA DE CRIATIVIDADE NO ARTIFICIS 2014 Jane Maria Godoy B. – Educadora, Arteterapeuta, artista plástica, arquiteta e orientadora de artes e criatividade. Ao reiniciarmos as atividades do ano faz-se necessário uma curta explanação do pensamento que embasa nossas propostas. A experiência estética começa nos sentidos e deles depende. Sua continuidade resulta em percepção sensorial aguçada e tem, como principal efeito, aumentar as potencialidades do indivíduo face às possibilidades do que está diante dele. Nesta experiência incluímos reações emocionais, tais como alegria e admiração, e empregamos todos os níveis de consciência para a ação. Desenhar, pintar e construir, são faces de um processo complexo no qual reunimos diversos elementos de nossa experiência para formarmos um novo e significativo todo. No processo de selecionar, interpretar e reformar estes elementos, o indivíduo proporciona mais do que um quadro ou uma escultura - proporciona parte de si mesmo; co...

PRIMEIROS PASSOS 1990

Nosso primeiro trabalho foi um cenário para a Escola de Ballé Maria Cristhina Futuro, em 1990. Éramos quatro para enfrentar o desfio de um cenário para o Palco do Salão de Atos da PUC/RS: Gecilda Steigleder; Jane m> G. Becker; Marly Diniz e Tania Cola. Com inspiração na Floresta Amazônica, foram preenchidos 9mx6m de fundos de palco mais seis coxias com pintura acrílica sobre imagens da floresta. O trabalho durou 3 meses. e o resultado pode ser visto na foto abaixo. Em 1991 retomamos o cenário para a mesma escola de dança, com o tema "Fundo do Mar", no mesmo palco. Foram experiências muito interessantes que mostraram a importância da integração entre diversas artes na montagem de um espetáculo, desde a parte gráfica, passando pela iluminação, figurinos e dança, que é o foco principal. Nosso grupo de artistas dispersou e não repetimos a experiência, mas a apredizagem foi muito significativa.

CALENDÁRIO

Quase terminando mais um ano. 2015 passou voando e carregado de acontecimentos, uns bons outros ruins mas, principalmente, apontando para a necessidade de uma nova etapa na construção de uma sociedade mais justa e mais humana. O Artificis, mais uma vez, prepara mimos para preencher o final de ano com um pouco de carinho e arte. São os CALENDÁRIOS ARTIFICIS, elaborados com cuidado artesanal e com edição limitada. Enquanto trabalhava na confecção de imagens, cortes e montagem desses pequenos livros do tempo, eu pensava sobre o significado desta "marcação" de tempo, artificial e ritmada, que rege nossas vidas e denomina o passar dos dias. O texto a seguir é uma tentativa de resumir informações e juntar num espaço único algumas curiosidades encontradas na internet sobre o termo CALENDÁRIO.  Boa leitura, amigos. Logo após o texto, você vai encontrar fotos e informações sobre os calendários produzidos aqui no Artificis e já à venda. CALENDÁRIO – CONCEITO / CURIOSIDADES  Em q...