Pular para o conteúdo principal

Texto adaptado de publicação da Sociedade Portuguesa de Arteterapia.


     
  O que é Arte-Terapia?


Âmbito da Arte-Terapia do ponto de vista da SPAT

Conceito
A Arte-Terapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interação entre o sujeito (criador), o objeto de arte (criação) e o terapeuta (receptor). O recurso à imaginação, ao simbolismo e às metáforas enriquece e incrementa o processo, facilitando a comunicação, o ensaio de relações interpessoais, a reorganização dos objetos internos, a expressão emocional significativa e o aprofundar do conhecimento interno, libertando a capacidade de pensar e a criatividade. (Ruy de Carvalho)

Crescimento pessoal e expressão criativa
A musicalidade interna, a capacidade de se mover, de dançar, de pintar, de modelar e outros atos criativos, são comuns a todos nós. A criatividade é universal pertencendo ao fenômeno humano e não só a alguns seres talentosos.

Fundamentos teóricos e técnicos
De um ponto de vista lato poder-se-á falar de Artes-Terapias, sendo estas intervenções psicoterapêuticas que recorrem aos mediadores: Pintura, Desenho, Modelagem, Escultura, Colagens, Drama e Jogos Dramáticos, Marionetes, Jogo de Areia, Expressão Corporal, Música, Canto, Poesia, Escrita Livre Criativa e Contos.
O entendimento do fenômeno psicológico em Arte-Terapia deverá ter em conta as perspectivas afetivo-relacional, existencial e cognitiva.
A expressão artística é central nesta psicoterapia. Através do objeto de criação temos acesso à informação e registro sobre o que é, acerca de quê e para quê, como e porquê; sentimentos no momento e após, benefícios para o próprio e para os outros, etc. Assim o objeto de arte tem uma função cognitiva, fornecendo ao sujeito informações sobre si próprio e ao Arte-Terapeuta um registro do processo.

No entanto o objeto de arte não interessa tanto pelo seu valor informativo, ou mesmo estético, mas sim pelo seu valor como mediador da expressão, como veículo de elaboração e como ensaio do processo criativo. O contexto do processo Arteterapêutico não é usado para análise. O foco desta situar-se-á na relação terapêutica. É adotada em Arte-Terapia uma visão holística (gestáltica) considerando que "o todo é maior que a soma das partes".

Na Arte-Terapia o papel do processo criativo na mudança é central, pretende-se fomentar o uso da criatividade, como meio de entendimento de si próprio e dos outros e na resolução da problemática existencial.

A função do imaginário é fundamental em Arte-Terapia:
a) Para aceder a pensamentos, sentimentos, memórias, aspectos da personalidade e do self, alguns dos quais sem representação mental consciente e carecendo integração;
b) Para uma mais intensa e profunda compreensão do sentimento ou situação;
c) Para desenvolver a capacidade de ver e agir através de opções criativas, evitando o apelo a uma cognição prematura e limitada.

A experiência artística pode intensificar a expressão de vivências, bem como incrementar a conscientização do sensorial e do equilíbrio estético. No contexto da Arte-Terapia, a facilitação de tal tomada de consciência pode ser importante para promover a riqueza, a vitalidade e a qualidade de vida. A expressão mediada possibilita também a mobilização de pulsões reprimidas, facilitando assim uma vida psicológica mais livre. Imagens de transformação e mudança, representadas nas criações artísticas, dão expressão à função reparadora, no decurso do processo terapêutico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICINA DE CRIATIVIDADE NO ARTIFICIS 2014 Jane Maria Godoy B. – Educadora, Arteterapeuta, artista plástica, arquiteta e orientadora de artes e criatividade. Ao reiniciarmos as atividades do ano faz-se necessário uma curta explanação do pensamento que embasa nossas propostas. A experiência estética começa nos sentidos e deles depende. Sua continuidade resulta em percepção sensorial aguçada e tem, como principal efeito, aumentar as potencialidades do indivíduo face às possibilidades do que está diante dele. Nesta experiência incluímos reações emocionais, tais como alegria e admiração, e empregamos todos os níveis de consciência para a ação. Desenhar, pintar e construir, são faces de um processo complexo no qual reunimos diversos elementos de nossa experiência para formarmos um novo e significativo todo. No processo de selecionar, interpretar e reformar estes elementos, o indivíduo proporciona mais do que um quadro ou uma escultura - proporciona parte de si mesmo; co...

PRIMEIROS PASSOS 1990

Nosso primeiro trabalho foi um cenário para a Escola de Ballé Maria Cristhina Futuro, em 1990. Éramos quatro para enfrentar o desfio de um cenário para o Palco do Salão de Atos da PUC/RS: Gecilda Steigleder; Jane m> G. Becker; Marly Diniz e Tania Cola. Com inspiração na Floresta Amazônica, foram preenchidos 9mx6m de fundos de palco mais seis coxias com pintura acrílica sobre imagens da floresta. O trabalho durou 3 meses. e o resultado pode ser visto na foto abaixo. Em 1991 retomamos o cenário para a mesma escola de dança, com o tema "Fundo do Mar", no mesmo palco. Foram experiências muito interessantes que mostraram a importância da integração entre diversas artes na montagem de um espetáculo, desde a parte gráfica, passando pela iluminação, figurinos e dança, que é o foco principal. Nosso grupo de artistas dispersou e não repetimos a experiência, mas a apredizagem foi muito significativa.

CALENDÁRIO

Quase terminando mais um ano. 2015 passou voando e carregado de acontecimentos, uns bons outros ruins mas, principalmente, apontando para a necessidade de uma nova etapa na construção de uma sociedade mais justa e mais humana. O Artificis, mais uma vez, prepara mimos para preencher o final de ano com um pouco de carinho e arte. São os CALENDÁRIOS ARTIFICIS, elaborados com cuidado artesanal e com edição limitada. Enquanto trabalhava na confecção de imagens, cortes e montagem desses pequenos livros do tempo, eu pensava sobre o significado desta "marcação" de tempo, artificial e ritmada, que rege nossas vidas e denomina o passar dos dias. O texto a seguir é uma tentativa de resumir informações e juntar num espaço único algumas curiosidades encontradas na internet sobre o termo CALENDÁRIO.  Boa leitura, amigos. Logo após o texto, você vai encontrar fotos e informações sobre os calendários produzidos aqui no Artificis e já à venda. CALENDÁRIO – CONCEITO / CURIOSIDADES  Em q...