Pular para o conteúdo principal
 "Em vão a mulher veste a máscara, continua sempre mulher, ou seja louca. É este dom da loucura que lhes permite ser, em muitos aspectos, mais felizes do que os homens"
Erasmo de Rotterdam
OFICINAS DA ALMA
A partir de maio, no Artificis, oficinas especiais abordando a criação que toca a alma, transforma e traz para fora nosso mais profundo sentimento de estar no mundo. Criar é recriar-se a cada traço. Criar é reconstruir a própria alma sob um outro olhar; um outro caminho facilitador para tirar do casulo a borboleta cheia de cores, escondida em cada casulo que guardamos no fundo do esquecimento, soterrado sob as pressões do dia que acelera o tempo.



Nossa primeira oficina MINHAS MÁSCARAS, acontecerá em maio, dia 9 (sexta-feira) ou 10 (sábado). Para mais informações, liga para (51)84218726 ou envia e.mail para artificis@hotmail.com.




















a tristeza
Que eu possa usar
Sobre as outras que uso.

Seu moço, por favor,
Me vê uma máscara
De carnaval.

Me vê uma brilhante
Prá esconder as sombras
Que encobrem meus olhos
No preconceito.

Seu moço, por favor,
Me vê uma máscara
De carnaval.

Que seja bonita
Que seja agradável
Que encubra a mentira
E o sofrimento.

Seu moço, por favor,
Me vê uma máscara
De carnaval.

Que esconda quem sou
Que oculte as máscaras
Do dia-a-dia
Dos papéis que represento.

Seu moço, por favor,
Me vê uma máscara
De carnaval.

Me traga aquela
Que vai me anestesiar
Que me traga prazer
Que me leve ao êxtase.

Seu moço, por favor,
Me vê uma máscara
De carnaval.

Que cubra meus sonhos proibidos
Que cale a voz dos hipócritas
Mesmo que por um breve momento
Que me ajude a fingir felicidade.

Seu moço, por favor,
Me vê uma máscara
De carnaval.

Sim, uma boa máscara
Que diga que tudo está bem
Que me faça esquecer as palavras desnecessárias
Que por um instante me encaixe neste mundo.

Seu moço, por favor,
Me vê uma máscara
De carnaval."












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICINA DE CRIATIVIDADE NO ARTIFICIS 2014 Jane Maria Godoy B. – Educadora, Arteterapeuta, artista plástica, arquiteta e orientadora de artes e criatividade. Ao reiniciarmos as atividades do ano faz-se necessário uma curta explanação do pensamento que embasa nossas propostas. A experiência estética começa nos sentidos e deles depende. Sua continuidade resulta em percepção sensorial aguçada e tem, como principal efeito, aumentar as potencialidades do indivíduo face às possibilidades do que está diante dele. Nesta experiência incluímos reações emocionais, tais como alegria e admiração, e empregamos todos os níveis de consciência para a ação. Desenhar, pintar e construir, são faces de um processo complexo no qual reunimos diversos elementos de nossa experiência para formarmos um novo e significativo todo. No processo de selecionar, interpretar e reformar estes elementos, o indivíduo proporciona mais do que um quadro ou uma escultura - proporciona parte de si mesmo; co...

PRIMEIROS PASSOS 1990

Nosso primeiro trabalho foi um cenário para a Escola de Ballé Maria Cristhina Futuro, em 1990. Éramos quatro para enfrentar o desfio de um cenário para o Palco do Salão de Atos da PUC/RS: Gecilda Steigleder; Jane m> G. Becker; Marly Diniz e Tania Cola. Com inspiração na Floresta Amazônica, foram preenchidos 9mx6m de fundos de palco mais seis coxias com pintura acrílica sobre imagens da floresta. O trabalho durou 3 meses. e o resultado pode ser visto na foto abaixo. Em 1991 retomamos o cenário para a mesma escola de dança, com o tema "Fundo do Mar", no mesmo palco. Foram experiências muito interessantes que mostraram a importância da integração entre diversas artes na montagem de um espetáculo, desde a parte gráfica, passando pela iluminação, figurinos e dança, que é o foco principal. Nosso grupo de artistas dispersou e não repetimos a experiência, mas a apredizagem foi muito significativa.

CALENDÁRIO

Quase terminando mais um ano. 2015 passou voando e carregado de acontecimentos, uns bons outros ruins mas, principalmente, apontando para a necessidade de uma nova etapa na construção de uma sociedade mais justa e mais humana. O Artificis, mais uma vez, prepara mimos para preencher o final de ano com um pouco de carinho e arte. São os CALENDÁRIOS ARTIFICIS, elaborados com cuidado artesanal e com edição limitada. Enquanto trabalhava na confecção de imagens, cortes e montagem desses pequenos livros do tempo, eu pensava sobre o significado desta "marcação" de tempo, artificial e ritmada, que rege nossas vidas e denomina o passar dos dias. O texto a seguir é uma tentativa de resumir informações e juntar num espaço único algumas curiosidades encontradas na internet sobre o termo CALENDÁRIO.  Boa leitura, amigos. Logo após o texto, você vai encontrar fotos e informações sobre os calendários produzidos aqui no Artificis e já à venda. CALENDÁRIO – CONCEITO / CURIOSIDADES  Em q...